Críticas

Menotti Del Picchia
Escritora, Poeta, Escultora, Pintora - 1981
"Estranha poetisa Sílvia Alves. Seu Amor aos temas que engendra, faz com que os leve à exaustão. Munida de inspiração ardente, entrega-se à cada poema a um rico jogo de palavras e ritmos, multiplicados em facetas de elegante clareza. A claridade solar de seu estilo, a riqueza quase barroca da sua criação poética, leva-nos a admirar sua exuberância cheia de jovialidade..."

Ferreira Neto
Advogado e Jornalista - 1981
"É uma artista que reúne talento, Humildade e amor ao trabalho; três qualidades que raramente se apresentam juntas num profissional."

Lecy Bomfim
Artista Plástica - 1982
"Sílvia é uma dessas pessoas que já nascem artista. Seja qual for o ramo da arte ao qual se dedicar, acredito que fará inteiro sucesso."

Mário Garcia Guillen
APCA - Associação Paulista dos críticos de Arte
"Pintura como deve ser: Criação e arte. Poeta e dançarina, passa toda seu rico conteúdo estético para a tela. Vai além da forma..."

Paulo Bonfim
Poeta - 1984
"Sílvia Alves traz da poesia e da Pintura o calor de suas múltiplas vivências. As palavras viram cores e as cores se transfiguram em vocábulos cheios de sugestões encantadoras."

Júlio Lousada Filho
Autor de "Artes Plásticas - Seu Mercado, Seus Leilões", 1986
"Seu nome é um dos mais expressivos na arte e na cultura de São Paulo. Uma temática variada e tendência neo - realista, Sílvia Alves tem como alicerce sua admirável cultura, demonstrando fascínio e harmonia em suas telas! "

Maria Fernanda De Lucca
Parecer sobre o livro "Cachuchinha"- (de Sílvia Alves)- Escritora
"Seu livro tem a ver comigo! Todos tem suas "Cachuchinhas" no interior. Você sabe modular as palavras como o vento modula as dunas de areia. Coração de poeta, está sempre trabalhando e, alegre, distribuindo sonhos, imaginação. Em troca de que? Qualquer coisa. Seu coração já nasceu sonhando e assim continuará "

Francisco Cuoco
Professor das Faculdades de Belas Artes de São Paulo e Santa Marcelina - 1989
"Seu aproveitamento na minha aula de pintura e desenho foi excelente e o que mais me impressionou, logo nos primeiros contatos, foi seu grande interesse em se colocar em uma nova postura artística, ela, que já havia traçado os caminhos mais rigorosamente acadêmicos. Com o passar dos anos, seu interesse aumentou em vasculhar novos esquemas pictóricos, novas técnicas como, por exemplo, o escorrido, que ela tão bem idealizou."

Colette Pujol
Ex - Professora da escola de Belas Artes de São Paulo e da APBA, Associação Paulista de Belas artes - 1991
"Estou apresentando a artista plástica Sílvia Alves, com uma série de seus últimos trabalhos, constando de naturezas mortas e paisagens da França, onde esteve recentemente. Sílvia começou seus estudos na pintura em 1979, tendo freqüentado vários cursos como a faculdade de Belas Artes, a Unicamp e recebeu orientação de artistas tais como Francisco Cuoco, Salvador Rodrigues, Colette Pujol e outros. Seus quadros tem sido expostos em salões desde 1981, sendo laureada com muitos prêmios na UNAP, APBA e outros. Artista muito dotada, ela se destaca por um esforço constante a assiduidade nos estudos. Suas composições são impecáveis, seu desenho correto e as suas cores sempre limpas e harmonizadas. Artista de muitas facetas, além da pintura ela se dedica também a dança, a literatura e ao canto. Parabéns à Sílvia, uma verdadeira artista."

Jean Pierre Villlain
Inspecteur d'Académie - Angers France
"Les Photos de vos oeuvres sont superbes et j'aimerais beaucoup voir en particulier votre "au concert" dont l'inspiration, la composition et les jeux de couleurs m'apparaissent très originaux."